Facto 26 – Incisões Abdominais: os nomes e as localizações anatómicas

🇵🇹 Versão portuguesa                                                                                 🇬🇧 English version here

Os procedimentos laparoscópicos são cada vez mais a opção comum para cirurgias abdominais, pois geralmente apresentam melhores resultados em termos de estética, dor pós-operatória, tempo de recuperação e tempo de permanência no hospital. No entanto, a tradicional abordagem aberta ainda é necessária em muitas situações e as incisões mais comuns são exploradas aqui.

Ao fazer uma incisão cirúrgica, o cirurgião deve atender aos seguintes princípios, sempre que possível:

  1. Tente seguir as linhas de Langer para maximizar a forca da ferida com mínima cicatriz;
  2. Tente dividir os músculos em vez de cortá-los.

As incisões abdominais mais comuns:

abdominal incisions edit

  • Incisão mediana: incisão que segue a linha alba (estrutura relativamente avascular) para aceder à maioria das vísceras abdominais; realizada em várias cirurgias abdominais, incluindo procedimentos de emergência, pois esta incisão causa perda sanguínea mínima; a desvantagem deste tipo de incisão são as significativas cicatrizes.
  • Incisão paramediana: incisão lateral à linha média (2 a 5 cm de distância); usada para aceder vísceras laterais (como os rins, baço e glândulas supra-renais); a bainha anterior do recto é separada e movida lateralmente, impedindo qualquer divisão do músculo recto; no entanto, esta pode ser uma abordagem demorosa e tecnicamente difícil; podendo também danificar o suprimento sanguíneo e nervoso dos músculos, e causar atrofia muscular; devido a estas características, esta técnica raramente é realizada no Reino Unido.
  • Incisão de Kocher: incisão subcostal paralela à margem costal, começando abaixo do apêndice xifóide e estendendo-se lateralmente; esta incisão é usada para aceder à vesícula biliar; estas incisões proporcionam boa exposição de vísceras abdominais e boa cicatrização. Outras variações da incisão de Kocher são:
    • Incisão de Chevron / em forma de telhado: incisão de Kocher com extensão da incisão para o outro lado do abdómen; usado para aceder ao esófago, o estômago e o fígado.
    • Incisão Mercedes-Benz: incisão Chevron com a adição de uma incisão vertical ate ao apêndice xifóide; usada para as mesma indicações que a incisão Chevron, mas é principalmente usada em transplante hepático.
  • Incisão transversa: varia em tamanho e localização; quando uma incisão transversal completa é feita, alguns músculos (o oblíquo, o transverso e o recto abdominal) bem como a linha alba são cortados horizontalmente, causando mais perda de sangue e sendo mais demorada do que a incisão do tipo mediana; os cirurgiões também podem realizar incisões transversais menores e permanecendo incisões unilaterais.
    • Incisão transversa supra-umbilical: oferece excelente exposição do abdómen superior;
    • Incisão de Pfannenstiel: incisão transversa infra-umbilical; usada para aceder à parte pélvica e principalmente em procedimentos ginecológicos e obstetrícia. A pele é incisada transversalmente, muitas vezes com uma convexidade para baixo para evitar a dissecação de vasos sanguíneos e nervos.
  • Incisão de Lanz e incisão de Gridiron: usadas para aceder ao apêndice, para realizar apendicectomia; ambas são feitas no ponto de McBurney. Em comparação com a incisão Gridiron, a incisão Lanz produz melhores resultados estéticos com redução de cicatrizes, uma vez que segue as linhas de Langer.
  • Incisão de Rutherford-Morison: semelhante à incisão de Gridiron, mas o cirurgião estende a incisão para uma orientação oblíqua e curvilínea, facilitando o acesso ao cólon ascendente e sigmóide; incisão também usada nos transplantes renais.

Referencias:

Geeky Medics – Abdominal Surgical Incisions

TeachMeSurgery – Abdominal Incisions in General Surgery

Scandinavian Journal of Surgery – Abdominal Incisions: Techniques and Postoperative Complications

Surgery (Oxford) – Abdominal access techniques (including laparoscopic access)

Advertisements

Author: Sofia Gonçalves

...dreaming about creativity :)

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s